Busca avançada
Ano de início
Entree

Superficies transparentes e arquitetura:analise do conforto ambiental e conservacao de energia de edificios de campinas.

Processo: 03/11091-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Lucila Chebel Labaki
Beneficiário:Livia Carvalho Berriel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência energética   Conforto térmico   Arquitetura   Vidro

Resumo

A utilização de materiais transparentes como principal material na composição de fachadas de edifícios modernos tem sido freqüente em diversas cidades do mundo. O termo usado refere-se aos diversos tipos de vidro existentes no mercado assim como o policarbonato. Deve-se, entretanto, ainda na etapa do projeto da edificação, levar em consideração as propriedades físicas desses materiais no aspecto conforto ambiental e conservação de energia, de acordo com o clima ao qual o edifício se insere. Através deste projeto pretende-se analisar, considerando o clima de Campinas, os materiais transparentes existentes no mercado mais indicados para um bom desempenho térmico e visual. Serão citados exemplos de edifícios de usos e finalidades diversas existentes na cidade, verificando nesses inclusive a avaliação subjetiva de pessoas que utilizam o espaço em estudo. Esse estudo visa uma racionalização na utilização do material, buscando a conservação máxima de energia, aliado a uma iluminação ideal para cada situação a um conforto térmico desejável aos usuários. Será analisada a transmissão da radiação solar nos diversos tipos de vidro e o comportamento ótico desses materiais nos seguintes intervalos do espectro solar - ultravioleta, visível e infravermelho. (AU)