Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação em direitos humanos: um caminho necessário

Processo: 05/60314-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Heyde Aparecida Pereira de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Cidadania   Democracia   Professores   Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Democracia | Direitos Humanos | Educacao

Resumo

O Brasil, historicamente sempre foi caracterizado por enormes desigualdades, que atualmente vêm crescendo em face de um modelo de Estado fundamentado na concepção neoliberal, no qual as políticas públicas priorizam os direitos políticos sobre os direitos sociais. Tal realidade demanda uma nova ordem social pautada em valores como a justiça, a igualdade, a equidade e nas primícias da Declaração Universal dos Direitos Humanos, princípios de uma sociedade democrática. Nessa sociedade que se almeja, para formar um verdadeiro cidadão, a formação deve começar desde os primeiros anos de vida escolar. Esse período de socialização é fundamental para que os educandos assimilem as sementes da noção de cidadania, de respeito ao outro, uma educação em direitos humanos. Porém, qual é a idéia que permeia o imaginário do educador que é o agente dessa proposta educacional? E como esse tema é vivenciado na sala de aula e no âmbito escolar? A presente pesquisa procurará responder tal questão pelo fato de sabermos que os conhecimentos e os valores dos professores norteiam as suas ações pedagógicas que refletem na construção da identidade dos seus alunos. Trata-se de um estudo de caso, nos moldes de uma pesquisa qualitativa, desenvolvido por meio da observação das atividades na sala de aula, e no espaço escolar, entrevistas com os educadores e a administração da escola, leitura e análise do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola, além da leitura, análise e reflexão de textos (documentos) relevantes ao tema desse projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)