Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma dieta artificial para Condylorrhiza vestigialis Guenée, 1854 (Lepidoptera: Crambidae) visando a programas de controle biológico

Processo: 09/01401-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Roberto Postali Parra
Beneficiário:Lucas Sidow de Campos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Populus   Mariposas   Controle biológico vegetal   Baculoviridae   Pragas de plantas

Resumo

O álamo (Populus deltoides Bartr. ex Marsh (Salicales: Salicaceae)) é uma árvore amplamente plantada na bacia do rio Iguaçu para suprir a indústria fosforeira devido às excelentes propriedades de sua madeira. Atualmente tem sofrido grandes perdas em produtividade devido ao ataque da lagarta desfolhadora Condylorrhiza vestigialis Guenée, 1854, (Lepidoptera: Crambidae), conhecida como a mariposa-do-álamo. No momento existem poucos meios eficientes e de baixo impacto ambiental para o controle deste inseto, mas dentre eles destaca-se o Baculovírus Condylorrhiza vestigialis múltiplo nucleopolyhedrovirus (CvMNPV), específico e eficaz. A coleta de lagartas com sintomatologia de vírus em campo ou a criação da lagarta em meio natural (álamo) para a obtenção do Baculovírus não é economicamente viável. Assim, a presente pesquisa tem como objetivos desenvolver uma dieta artificial para a criação da referida praga em laboratório com base em parâmetros biológicos para a confecção de uma tabela de vida de fertilidade, avaliando ainda o índice de ovigenia (IO) e a influência da temperatura na reprodução deste inseto. Tal dieta, produzindo insetos compatíveis aos da natureza, possibilitará a produção de organismos entomopatogênicos, parasitoides ou predadores para programas de controle biológico da referida praga. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, LUCAS S.; COELHO, JR., ALOISIO; PARRA, JOSE ROBERTO P. Artificial diet for laboratory rearing of Condylorrhiza vestigialis (Guenee, 1854) (Lep.: Crambidae). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 1, p. 333-340, MAR 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.