Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da paisagem na entrada de matéria vegetal (troncos) e na estrutura de canais em microbacias da Bacia do Rio Corumbataí, SP

Processo: 06/00797-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Felipe Rossetti de Paula
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Geoprocessamento

Resumo

As matas ripárias são fontes de componentes estruturais extremamente importantes para o ecossistema aquático, dentre os quais destacam-se os troncos. Eles atuam alterando a morfologia do canal, aumentando sua complexidade através da criação de unidades de habitat que oferecem refúgio para peixes e outros organismos aquáticos. A fragmentação da paisagem afeta a dinâmica dos ecossistemas, inclusive de ambientes ripários, trazendo conseqüências para os ambientes lóticos. Neste trabalho, busca-se estudar a influência da paisagem de microbacias no fornecimento de troncos para os ambientes lóticos e na estrutura do canal. O estudo será realizado em 9 microbacias pertencentes à bacia do rio Corumbataí, as quais apresentam florestas naturais em diferentes níveis de fragmentação e conservação. Serão obtidas variáveis referentes a microbacia (porcentagem de floresta na microbacia e na zona ripária, número, área e perímetro dos fragmentos, distância dos fragmentos em relação ao canal, tipo de solo e embasamento rochoso predominante na microbacia e ordem do canal), ao canal (largura e profundidade média do canal, largura média da planície de inundação, substrato predominante no canal e declividade geral do trecho), às unidades de habitat (quantidade de poços no trecho, proporção de poços formados por troncos, espaçamento entre os poços, largura e profundidade média dos poços, área dos poços, tipos de poços formados por troncos) e aos troncos (quantidade, comprimento e diâmetro dos troncos, biomassa estimada de troncos, localização e orientação dos troncos no canal). Serão realizadas análises uni e multivariadas visando identificar as variáveis que apresentam maiores influências na entrada de troncos no canal e na sua estrutura. Os resultados obtidos poderão ser úteis em projetos de recuperação e conservação destes ambientes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, FELIPE ROSSETTI; GERHARD, PEDRO; WENGER, SETH J.; FERREIRA, ANDERSON; VETTORAZZI, CARLOS ALBERTO; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI. Influence of forest cover on in-stream large wood in an agricultural landscape of southeastern Brazil: a multi-scale analysis. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 28, n. 1, p. 13-27, JAN 2013. Citações Web of Science: 10.
DE PAULA, FELIPE ROSSETTI; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; GERHARD, PEDRO; VETTORAZZI, CARLOS ALBERTO; FERREIRA, ANDERSON. Large Woody Debris Input and Its Influence on Channel Structure in Agricultural Lands of Southeast Brazil. Environmental Management, v. 48, n. 4, p. 750-763, OCT 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.