Busca avançada
Ano de início
Entree

Quimica de minerais acessorios, parageneses, condicoes de cristalizacao e evolucao magmatica em intrusoes sieniticas alcalinas meso-cenozoicas da plataforma brasileira.

Processo: 06/01459-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Excelso Ruberti
Beneficiário:Gaston Eduardo Enrich Rojas
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rochas alcalinas   Química mineral

Resumo

O projeto de pós-doutoramento a ser desenvolvido no Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo tem por objetivo precípuo o estudo de Intrusões Sieníticas Alcalinas Meso-Cenozóicas da Plataforma Brasileira, com maior ênfase na Mineralogia acessória, Paragênese Mineral, Condições de Cristalização e Evolução Magmática. Para esta abordagem foram selecionadas como áreas de estudo as ocorrências alcalinas de Passa Quatro, Ilha dos Búzios e Cerro Boggiani, pertencentes às províncias do lineamento magmático de Cabo Frio, Serra do Mar e Alto Paraguai, respectivamente.A principal contribuição pretendida por este projeto é a caracterização precisa da paragênese mineral acessória, que incluem minerais raros de Zr, Nb, Ti e ETR (elementos terras raras), juntamente com a caracterização química dos minerais essenciais e relaciona-los às variações nas condições físico-químicas do magma durante os processos de evolução magmática, responsáveis pela diversidade faciológica presente nas rochas sieníticas. Adicionalmente, serão conduzidos estudos sobre o comportamento químico dos elementos maiores, traços, (incluindo as terras raras) e dos isótopos radiogênicos (Sr, Nd e Pb) dos principais litotipos desses maciços, com vistas a identificar os mecanismos e processos de evolução magmática, a natureza do magma primordial gerado e a fonte mantélica.Cabe salientar que a presente proposição encontra-se inserida em uma das linhas de pesquisa mais importantes do Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, que inclui a participação de inúmeros pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, amparado no projeto temático FAPESP “A evolução do magmatismo alcalino na plataforma Sul-Americana: implicações petrogenéticas e geodinâmicas” (Proc. 01/10714-3), sob coordenação do Prof. Dr. Celso de Barros Gomes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COMIN-CHIARAMONTI, PIERO; RENZULLI, ALBERTO; RIDOLFI, FILIPPO; ENRICH, GASTON E. R.; GOMES, CELSO B.; DE MIN, ANGELO; AZZONE, ROGERIO G.; RUBERTI, EXCELSO. Late-stage magmatic to deuteric/metasomatic accessory minerals from the Cerro Boggiani agpaitic complex (Alto Paraguay Alkaline Province). Journal of South American Earth Sciences, v. 71, n. SI, p. 248-261, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.
RUBERTI, EXCELSO; ENRICH, GASTON E. R.; GOMES, CELSO B.; COMIN-CHIARAMONTI, PIERO. HYDROTHERMAL REE FLUOROCARBONATE MINERALIZATION AT BARRA DO ITAPIRAPUA, A MULTIPLE STOCKWORK CARBONATITE, SOUTHERN BRAZIL. CANADIAN MINERALOGIST, v. 46, n. 4, p. 901-914, AUG 2008. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.