Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de ornamentos associados às tocas do caranguejo violinista Uca thayeri (Ocypodidae)

Processo: 10/01268-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Tânia Marcia Costa
Beneficiário:João Bosco Leite Gusmão Junior
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Ocypodidae   Estuários

Resumo

O presente projeto tem como objetivo testar as hipóteses elaboradas a partir dos resultados do projeto de iniciação científica FAPESP # nº 2008/11635-9 (Morfologia externa e distribuição das tocas de Uca thayeri Rathbun 1900 (Brachyura, Ocypodidae, Ucinae)), que propõem que os ornamentos em forma de chaminé construídos pela espécie Uca thayeri são estruturas defensivas feitas por fêmeas reprodutivamente maduras. Para tal, serão realizadas coletas em campo (A) e dois experimentos em laboratório (B e C): A - Analisar se as tocas ornamentadas estão relacionadas com a maturação das gônadas das fêmeas não ovígeras; B - Descrição do processo de construção dos ornamentos; C - Análise da função defensiva dos ornamentos através da avaliação da influência da presença de potenciais intrusos na construção destas estruturas, considerando diferentes grupos demográficos (machos, fêmeas e juvenis). Serão coletados indivíduos juvenis e adultos de ambos os sexos, o que inclui fêmeas ovígeras em estágio intermediário de maturação dos ovos, em um manguezal do município de Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Os experimentos serão conduzidos em terrários de 50 cm x 25 cm x 58 cm preenchidos com 20 cm de sedimento do local de coleta, com temperatura ambiente mantida entre 24°C e 27°C. Os registros serão realizados por meio de filmagens e pela mensuração (largura basal e altura) das estruturas sedimentares. Comparações entre os grupos experimentais considerarão o tempo de construção e as dimensões dos ornamentos das tocas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSMAO-JUNIOR, JOAO B. L.; MACHADO, GLAUCO B. O.; COSTA, TANIA M. Burrows with Chimneys of the Fiddler Crab Uca thayeri: Construction, Occurrence, and Function. ZOOLOGICAL STUDIES, v. 51, n. 5, p. 598-605, SEP 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.