Busca avançada
Ano de início
Entree

Sazonalidade de octalasmi iowei Darwin, 1852 ( Cirripedia: thoracica) associados as câmaras branquiais de portunídeos (Crustacea,Decapoda, Portunidae) no liotoral Norte Paulista

Processo: 02/09217-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Tânia Marcia Costa
Beneficiário:Lylian Marcia da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem como objetivo determinar a sazonalidade de Octolasmis lowei aderidos às brânquias de Callinectes ornatus amostrados nas regiões de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo. A relação entre a presença de O. lowei em função do ciclo de muda de C. ornatus será investigada. A coleta foi realizada com um barco de pesca comercial equipado com duas redes do tipo "double-rigged", durante a execução do Projeto Temático BIOTA/FAPESP. O material biológico encontra-se depositado no Laboratório de Carcinologia, Departamento de Zoologia, UNESP, Botucatu. No laboratório, a espécie C. ornatus será identificada e os dados de cada exemplar (sexo, tamanho, estágio de muda e determinação da maturidade sexual) serão anotados e analisados. Para a obtenção das brânquias infestadas, a região dorsal da carapaça será cortada e retirada. Os cirripédios serão transferidos, ainda aderidos às brânquias, para recipientes com álcool 70%, devidamente etiquetados. O material será posteriormente transferido a uma placa de Petri onde os cirripédios serão cuidadosamente separados de cada lamela branquial com pinça e estilete, e sob estéreo-microscópio óptico, serão contabilizados registrados em tabelas especificas. Para cada sexo será estabelecida a intensidade de infestação, de acordo com a fase do ciclo de muda de C. ornatus. A sazonalidade de ocorrência de O. lowei será comparada por meio de uma análise de proporções multinomiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA-INACIO, LYLIAN MARCIA; DE OLIVEIRA MACHADO, GLAUCO BARRETO; FORTUNA, MONIQUE D'ASSUNCAO; CARRETERO SANCHES, FABIO HENRIQUE; COSTA, TANIA MARCIA. Infestation by the epibiont Octolasmis lowei in a portunid crab assemblage from a subtropical coast. Nauplius, v. 24, p. -, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.