Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura populacional de octolasmis lowei Darwin, 1852 Cirripedia: poecilasmatidae) simbionte em Libinia Spinosa h. Milne Edwards, 1834 (Decapoda: Majoidea)

Processo: 05/01617-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Tânia Marcia Costa
Beneficiário:Cesar Augusto Marcelino Mendes Cordeiro
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Simbiose   Características da população   Brachyura

Resumo

A determinação da estrutura populacional do cirripédio O. lowei presente nas câmaras branquiais de L. spinosa, com o objetivo de verificar se existem diferenças na estrutura populacional do simbionte entre as diferentes categorias demográficas de seu hospedeiro Libinia spinosa, amostrados nas regiões de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, será objeto de investigação do presente projeto. O material biológico a ser utilizado, proveniente do Projeto Temático BIOTA/FAPESP “Biodiversidade bêntica marinha” subprojeto de pós-doutorado (# 01/00886-1), já se encontra depositado no laboratório de Zoologia, Campus do Litoral Paulista, Unidade de São Vicente (período de amostragem de setembro/2001 a junho/2002). Para a verificação dos epibiontes nas câmaras branquiais de seus hospedeiros, a região dorsal da carapaça foi cortada e retirada, as brânquias e camada epicuticular dos hospedeiros que apresentaram infestação foram retiradas e os epibiontes encontrados foram cuidadosamente extraídos sob estereomicroscópio destas e acondicionadas em frascos identificados. Os exemplares de O. lowei e larvas cipris serão observados sob estereomicroscópio óptico e mensurados (comprimento do capítulo) em sistema de análise de imagens. As categorias demográficas do epibionte serão determinadas por sua morfologia (indivíduos ovígeros, indivíduos maduros, indivíduos imaturos e cipris), assim como o estágio de assentamento da larva cipris (larva competente, recém-assentada e em metamorfose). Serão aplicados os testes ANOVA ou Kruscal-Wallis e teste G ou teste do Qui-quadrado para avaliar e identificar diferenças de abundância e freqüência de ocorrência das diferentes classes de epibiontes e o tamanho e sexo do hospedeiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, C. A. M. M.; COSTA, T. M. Infestation rates of the pedunculated barnacle Octolasmis lowei (Cirripedia: Poecilasmatidae) on the spider crab Libinia spinosa (Decapoda: Majoidea). Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 90, n. 2, p. 315-322, MAR 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.