Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa do comportamento não-linear do sincronismo em redes de PLLs híbridos e digitais e aplicação em NEMS

Processo: 09/09170-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:José Manoel Balthazar
Beneficiário:Atila Madureira Bueno
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Controle não linear   Controle robusto   Sistemas não lineares   Controle ótimo   Estabilidade

Resumo

As redes de sincronismo têm a tarefa de sincronizar osciladores geograficamente dispersos, sendo parte integrante de inúmeras aplicações em ciência da Engenharia, principalmente em telecomunicações e sistemas de controle. Além disso, microscópios de força atômica (AFM) utilizam PLLs na demodulação do sinal gerado pelo sensor - um sistema nanoeletromecânico (NEMs) - na geração das imagens. Com o surgimento de redes wireless e o aumento da freqüência de operação dos circuitos integrados, topologias complexas como as mutuamente conectadas (MC) têm ganhado importância. Cada nó das redes MC é composto por um PLL cuja função é sincronizar um oscilador local a um sinal de entrada. A complexidade topológica da estratégia MC demanda algoritmos de controle sofisticados, a fim de se garantir a estabilidade e o desempenho da rede. Assim, propõe-se como projeto de pesquisa: i) o desenvolvimento de modelos matemáticos de redes MC de PLLs híbridos e digitais e a análise do comportamento dinâmico das redes, ii) o estudo e projeto de algoritmos de controle que garantam a estabilidade do sincronismo, iii) o estudo de aplicações de redes neurais síncronas para reconhecimento de padrões e iv) o estudo de aplicações em NEMs. O trabalho terá a colaboração do prof.J.R.C.Piqueira (EPUSP) e o Laboratório de Dinâmica e Controle da UNESP-Rio Claro (FAPESP-Proc.2002/04130-1) garantirá a infra-estrutura computacional para a realização do trabalho. Ademais, o prof.J.M.Balthazar supervisionou trabalhos de Pós doutorado em dinâmica não-linear (FAPESP-Proc.2006/59742-2), (FAPESP Proc.2006/55643-0) e(FAPESP-Proc.2003/07373), e atualmente pesquisa no sentido de aplicar a teoria de sistemas dinâmicos na análise de NEMS (FAPESP-Proc.2007/54531-6 e 2009/5080). Este trabalho tem a anuência da chefia do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC da UNESP de Rio Claro (chefe: Prof(a). Dr(a). Adriane B.de S.Serapião.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALTHAZAR, JOSE MANOEL; TUSSET, ANGELO MARCELO; THOMAZ DE SOUZA, SILVIO LUIZ; BUENO, ATILA MADUREIRA. Microcantilever chaotic motion suppression in tapping mode atomic force microscope. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART C-JOURNAL OF ME, v. 227, n. 8, p. 1730-1741, AUG 2013. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.