Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das Alterações Químicas nos Componentes Minerais em Reparo de Defeitos Ósseos por Fluorescência de Raios-X

Processo: 08/05786-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Ana Maria do Espírito Santo
Beneficiário:Geraldo Magno Alves de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia Raman   Reparo ósseo   Dentística   Osteoporose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectrometria por fluorescência de Raios-X | espectroscopia Raman | osteoporose | Reparação óssea | dentistica

Resumo

Algumas enfermidades decorrentes do aumento da expectativa de vida tornaram-se uma grande preocupação em termos de saúde pública, destacando-se, a osteoporose. Causada por um desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea, resulta em expressiva perda óssea. O tratamento por fármacos é indicado como coadjuvante no processo de regeneração óssea, tal como a calcitonina, que atua na inibição do processo de reabsorção óssea. Estudos experimentais têm utilizado o laser de baixa potência visando obter um efeito de biomodulação positiva sobre o processo de reparo ósseo. Entretanto, os efeitos da redução do tempo de regeneração sobre as propriedades químicas e mecânicas da região lesionada ainda não estão totalmente estabelecidos. Assim, torna-se importante o estudo das alterações químicas na proporção mineral em reparo de defeitos ósseos após a ação, associados ou não, da laserterapia e fármacos, em quadros sistêmicos de osteoporose. O estudo objetiva avaliar, ex vivo, a proporção mineral óssea em defeitos cirúrgicos realizados em ratos com osteoporose induzida, utilizando-se calcitonina e laser de baixa intensidade, associados e isoladamente, como coadjuvante no processo de regeneração óssea. Foram utilizados 60 machos , tipo Wistar, divididos aleatoriamente em 4 grupos com 15 animais cada, grupo controle, grupo calcitonina, grupo laser, grupo calcitonina + laser, tratados em dias alternados e sacrificados em 7, 14 e 21 dias. Os grupos serão avaliados quanto aos componentes químicos inorgânicos (Ca e P) por meio da técnica analítica não-destrutiva de espectrometria de µ-Fluorescência de Raios-X combinada com a técnica de espectroscopia FT-Raman. Os resultados poderão indicar a viabilidade e a validade da aplicação das associações entre fármaco e laserterapia no processo de regeneração óssea na área clínica, no atendimento à pacientes com relevantes perdas ósseas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES DE ABREU, GERALDO MAGNO; DO ESPIRITO SANTO, ANA MARIA; MARTIN, AIRTON ABRAHAO; LO SCHIAVO ARISAWA, EMILIA ANGELA. Assessment of Changes in Mineral Components in Bone Repair After Laser Therapy and Pharmacotherapy by mu-EDX: A New Potential Tool in Medical Diagnostics. Photomedicine and Laser Surgery, v. 31, n. 8, p. 378-385, . (08/05786-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.