Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de receptores benzodiazepínicos em ratos submetidos à privação e recuperação de sono paradoxal

Processo: 01/12484-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Débora Cristina Hipólide
Beneficiário:Francisco Paulino Dubiela
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Privação de sono   GABA

Resumo

Vários estudos demonstram que a privação de sono paradoxal (PSP) provoca mudanças significativas em sistemas de neurotransmissão que mantém e modulam o sono. O sistema gabaérgico, principal sistema inibitório do SNC, tem sido alvo de vários estudos relacionados ao sono. Os estudos que relacionam os sítios de benzodiazepínicos (BDZ), que participam do sistema gabaérgico modificando a afinidade do receptor GABAa, e privação de sono, embora controversos, demonstram alterações no complexo GABA-BZD. Esses estudos utilizam a marcação dos sítios de BZDs em homogenatos de algumas regiões do encéfalo de animais e os dados são discutidos em termos do estresse produzido pela técnica de privação. A proposta desse projeto é estudar as possíveis alterações geradas pela PSP sobre a densidade de receptores benzodiazepínicos, através da técnica da plataforma múltipla modificada, buscando assim, uma metodologia que reduz os fatores estressantes associados ao método, durante um período em que a perda de sono paradoxal é mais seletiva e no momento em que o sono é recuperado. O método de marcação dos sítios de BZDs utilizado será através da técnica da auto-radiografia em porções especificas do encéfalo. Para isso, utilizaremos 3nM de [3H]flunitrazepam e para a marcação de sítios inespecíficos, 100 uM de clonazepam. A quantificação dos receptores será feita por análise computadorizada de imagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUBIELA‚ F. P.; DE OLIVEIRA‚ M. G. M.; MOREIRA‚ K. D. M.; NOBREGA‚ J. N.; TUFIK‚ S.; HIPÓLIDE‚ D. C. Learning deficits induced by sleep deprivation and recovery are not associated with altered [3H] muscimol and [3H] flunitrazepam binding. Brain Research, v. 1037, n. 1/2, p. 157-163, Mar. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.