Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da imunização passiva com anticorpos monoclonais anti-LDL eletronegativa (LDL-) em camundongos knock out para receptor de LDL (LDLr-/-)

Processo: 03/02435-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Dulcineia Saes Parra Abdalla
Beneficiário:Daniela de Mattos Grosso
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunização passiva   Anticorpos monoclonais   Aterosclerose

Resumo

A aterosclerose pode ser classificada tanto como uma doença inflamatória crônica, por apresentar uma série de respostas moleculares e celulares como uma doença autoimune, por apresentar os critérios estabelecidos para auto-imunidade como, por exemplo, a presença de auto-antígenos e produção de anticorpos contra estas moléculas. Um dos principais auto-antígenos identificados com importantes propriedades aterogênicas é a LDL oxidada. Outras formas modificadas da LDL têm sido encontradas no sangue com capacidade de induzir a aterosclerose como a LDL eletronegativa. Esta sub-fração possui elevada citotoxidade para as células endoteliais e propriedades inflamatórias. Como a aterosclerose é uma doença autoimune e infiamatória, o tratamento e prevenção da aterosclerose pode ser realizado através de mecanismos imunomodulatórios, como o uso de imunoglobulinas intravenosas. O objetivo deste projeto será avaliar o efeito da imunização passiva com os anticorpos monoclonais anti LDL (-), obtidos em nosso laboratório, em camundongos knockout para receptor da LDL. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D.M. GROSSO; S. FERDERBAR; A.C.B.A. WANSCHEL; M.H. KRIEGER; M.L. HIGUSHI; D.S.P. ABDALLA. Antibodies against electronegative LDL inhibit atherosclerosis in LDLr-/- mice. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 41, n. 12, p. 1086-1092, Dez. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.