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Mitohermeneutica do feminino na antropologia da educacao: inteculturalidade brasil-peru

Processo: 08/57791-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Marcos Ferreira Santos
Beneficiário:Janina Mirtha Gladys Moquillaza Sanchez
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Feminino   Criatividade

Resumo

A pesquisa recorre à mitohermenêutica e à teoria geral do imaginário de Gilbert Durand (1992), adotando o Regime Crepuscular, contribuição de Marcos Ferreira Santos (1998) à culturanálise, para tentar desvelar o simbolismo feminino na relação pedagógica e na antropologia da educação intercultural. Usando o conceito anima/animus teorizado por Jung (1964) e a teoria dos instintos como necessidades do ser humano, do psicólogo geneticista Lipot Szondi (1959), no caso da interculturalidade Brasil-Perú. Busca-se compreender a relação dialógica construída pela cultura para a participação feminina na antropologia da educação contemporânea, conhecer como a mulher tem afetado essa relação, como pode construir-se uma existência plena do uso dos fundamentos da sua natureza humana, e quais seriam as conseqüências. (AU)