Busca avançada
Ano de início
Entree

Inducao de catalepsia em camundongos por inibidores da sintase do oxido nitrico: efeito da aplicacao intra-cerebroventricular.

Processo: 02/10608-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Elaine Aparecida Del Bel Belluz Guimarães
Beneficiário:Marcell Montipo Salgado
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/10639-7 - Neurobiologia de respostas comportamentais a eventos aversivos 2, AP.TEM
Assunto(s):Óxido nítrico   Catalepsia

Resumo

Embora a administração sistêmica de inibidores da sintase do óxido nítrico (NOS) produza catalepsia e o estriado seja um forte candidato para o local desta ação, esta hipótese não foi ainda testada diretamente. Adicionalmente compostos como o NG-nitro-L-arginine methyl esther (L-NOARG) e NW-nitro-L-arginine methyl esther (L-NAME) são derivativos da L-arginina, atuam sobre a NOS constitutiva e a indutível, predominantemente competindo com a L-arginina. O 7-Nitro indazol (7-NI) representa uma nova classe de inibidores da NOS que não são relacionados estruturalmente com a L-arginina e apresenta seletividade pela NOS cerebral. Este composto não foi ainda testado sobre a capacidade de indução de catalepsia em camundongos. Objetivo. Determinar à indução da catalepsia por inibidores da NOS derivados e não-derivados da L-arginina, após administração via intra-cerebro-ventricular de camundongos. (AU)