Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da contribuição do fitoplâncton e do material particulado na absorção de luz na Baía de Santos

Processo: 04/12698-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Amabile Ferreira
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Baía de Santos   Fitoplâncton   Absorção da luz

Resumo

O presente projeto pretende caracterizar os espectros de absorção da luz pelo fitoplâncton e pelos detritos na Baía de Santos (SP) e quantificar a participação relativa desses componentes nas propriedades ópticas das águas da Baía, durante dois períodos com diferentes características climatológicas e físicas. Medidas ópticas têm sido utilizadas com sucesso em sistemas de observação e monitoramento costeiros, mas tanto uma caracterização prévia dos componentes ópticos principais, como uma avaliação de sua variabilidade são pré-requisitos básicos para essa implementação em um dado ambiente. O presente estudo faz parte do Projeto ECOSAN, cujo objetivo é quantificar o impacto biológico da Pluma do estuário de Santos na Plataforma Continental adjacente, dentro de um contexto oceanográfico e, portanto, multidisciplinar. As coletas referentes a essa proposta serão realizadas nos períodos de verão e de inverno, dentro da Baia de Santos, representando épocas mais e menos chuvosas, respectivamente. As curvas espectrais de absorção de luz pelo fitoplâncton e pelos detritos, medidas em espectrofotômetro, serão parametrizadas e relacionadas estatisticamente a variáveis físico-químicas. Os resultados fornecerão subsídios para compreender a variabilidade na abundância e nas atividades do fitoplâncton na Baía de Santos, e também para o desenho de um programa de monitoramento de variáveis biológicas da área, através de técnicas de observação bio-ópticas contínua. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, AMABILE; CIOTTI, AUREA MARIA; COLO GIANNINI, MARIA FERNANDA. Variability in the light absorption coefficients of phytoplankton, nonalgal particles, and colored dissolved organic matter in a subtropical bay (Brazil). ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 139, p. 127-136, FEB 20 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.