Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial da abundância do fitoplâncton na Baía de Santos e sua relação com os estuários de Santos e São Vicente

Processo: 05/60602-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Maria Fernanda Coló Giannini
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Baía de Santos   Fitoplâncton   Estuários

Resumo

A Baia de Santos e a região costeira adjacente, constituem áreas de grande importância econômica e social. Todavia, são ainda poucos os estudos que caracterizam os impactos da eutrofização ou contaminantes dos estuários na Baía de Santos, sendo que a contribuição relativa de ambos os estuários (Santos e São Vicente) ainda não foi quantificada. O presente projeto tem como objetivo analisar a distribuição espacial do fitoplâncton na Baía de Santos e relacionar esta distribuição com os aportes dos estuários de Santos e de São Vicente. Para tanto, um panorama sinóptico da Baía de Santos será analisado com amostragens em 16 pontos equidistantes durante as marés de enchente e de vazante. Esse estudo está inserido no Projeto Fapesp (2003/13747-5) "Análise da variabilidade sazonal da circulação no estuário de Santos (SP)" cuja amostragem inédita com duas embarcações permitirá o uso de técnicas estatísticas geográficas para tentar discriminar o potencial produtivo de ambos estuários na Baía de Santos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA FERNANDA COLO GIANNINI; JOSEPH HARARI; AUREA MARIA CIOTTI. The use of CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) to trace the dynamics of total suspended matter at an urbanized coastal area. Brazilian Journal of Oceanography, v. 65, n. 2, p. 309-323, Jun. 2017. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA, AMABILE; CIOTTI, AUREA MARIA; COLO GIANNINI, MARIA FERNANDA. Variability in the light absorption coefficients of phytoplankton, nonalgal particles, and colored dissolved organic matter in a subtropical bay (Brazil). ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 139, p. 127-136, FEB 20 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.