Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações por dinâmica molecular de transições de fases em materiais vítreos e cristalinos

Processo: 02/08796-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Pedro Rino
Beneficiário:Mauricio Antonio Pereira da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Difusão   Vitrocerâmica   Simulação de dinâmica molecular   Vidro

Resumo

Neste projeto propomos o estudo, por simulações de dinâmica molecular clássica, de vidros e vitrocerâmicas de oxifluoretos, contendo um óxido típico formador de vidro, como o SIO2, associado a fluoretos, como PBF2 e CDF2, assim como de soluções sólidas CDXPB1-XF2. Estes materiais foram o tema de tese de doutoramento de Maurício A. P. Silva, quando foram efetuadas sínteses e caracterizações estruturais utilizando técnicas de difração de raios X, espectroscopia de absorção de raios X, espectroscopia raman, entre outras. É proposta a modelização por dinâmica molecular dos processos de cristalização dos vidros, visando à obtenção de vitrocerâmicas, bem como suas características estruturais e de condução aniônica das soluções sólidas CDXPB1-XF2. As diferentes fases obtidas serão submetidas a rigorosas comparações com resultados experimentais. Simulações de espectros exafs a partir de configurações fornecidas pelos cálculos devem fornecer explicações suplementares a respeito das propriedades estruturais, ópticas e de condução iônica destes materiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RINO, J. P.; PIZANI, P. S.; COSTA, S. C. Interaction potential for InSb: a molecular dynamics study. Brazilian Journal of Physics, v. 34, n. 2A, p. 347-353, jun. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.