Busca avançada
Ano de início
Entree

Quebra de simetria quiral e Equações de Schwinger-Dyson

Processo: 05/04066-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Adriano Antonio Natale
Beneficiário:Arlene Cristina Aguilar
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cromodinâmica quântica não perturbativa   Equações de Schwinger-Dyson   Quebra dinâmica da simetria quiral

Resumo

Quebra dinâmica de simetria quiral e confinamento são duas características cruciais da teoria de interações fortes. Modelos que aspiram descrever essa teoria devem certamente incorporar estas propriedades. Ambos fenômenos são de natureza nao-perturbativa e o método mais natural para estudá-los é através das Equações de Schwinger-Dyson. O principal objetivo deste projeto é estudar a Equação de Schwinger-Dyson que governa o propagador do quark de maneira a determinar se soluções não-triviais e com valores fisicamente aceitáveis para a massa dinâmica do quark podem ser gerados quando o propagador do gluon é dotado de uma massa dinâmica na região infravermelha. O ponto crucial dessa proposta é ir além de uma aproximação, muito comum na literatura, onde o vértice quark-gluon é abelianizado. Uma resposta afirmativa nos permitiria renconciliar a predileção pelo propagador massivo do gluon encontrado em vários testes fenomenológicos à baixas-energias com o fenômeno de quebra de simetria quiral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARLENE C. AGUILAR; JOANNIS PAPAVASSILIOU. Analyzing dynamical gluon mass generation. Brazilian Journal of Physics, v. 37, n. 1b, p. 239-245, Mar. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.