Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do anetus sobre a migração meridional da Zona de Convergência Intertropical do Atlântico

Processo: 06/53917-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilana Elazari Klein Coaracy Wainer
Beneficiário:Anita Rodrigues de Moraes Drumond
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressurgência

Resumo

O leste do Atlântico tropical Norte caracteriza-se por uma grande região de ressurgência conhecida por ANETUS (em inglês, Atlantic North Eastern Tropical Upwelling System). O ANETUS é uma das regiões mais termodinamicamente ativas do Atlântico, onde as variações de baixa freqüência da TSM são as maiores e diretamente relacionadas com a migração meridional da Zona de Convergência Inter Tropical do Atlântico (ZCITA). Contudo, ainda é pouco conhecido o impacto das anomalias de ressurgência do ANETUS na ZCITA. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar observacional e numericamente a influência das anomalias de ressurgência na região do ANETUS no deslocamento meridional da ZCITA. E analisar como estas variações da ZCITA afetam as células de circulação atmosféricas e a precipitação no Atlântico Tropical e Subtropical Sul. A parte observacional consistirá em um estudo dos eventos de extremos de ressurgência no ANETUS e de seus impactos sobre a ZCITA. Estes eventos serão obtidos através de um modo de variabilidade de TSM relacionado com a atividade de ressurgência no ANETUS, a ser encontrado via Funções Ortogonais Empíricas. Complementando a análise observacional, será realizado um estudo numérico de sensibilidade com um modelo de circulação geral atmosférico para avaliar o impacto de anomalias de TSM na região do ANETUS sobre a ZCITA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DRUMOND, A. R. DE M.; AMBRIZZI, T. The role of the South Indian and Pacific oceans in South American monsoon variability. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 94, n. 3-4, p. 125-137, NOV 2008. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.