Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do gene p16 pela técnica de PCR/SSCP em melanomas de cavidade oral e melanomas cutâneos

Processo: 03/09703-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Mírian Nacagami Sotto
Beneficiário:Ricardo Hsieh
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Melanoma   Imuno-histoquímica

Resumo

Pouco se conhece a respeito da tumorigênese dos melanomas mucosos de cavidade oral. Dentre os fatores associados com a oncogênese de neoplasias malignas, estão as proteínas reguladoras do ciclo celular que desempenham um papel importante no crescimento das células normais e na tumorigênese, assim como as ciclinas dependentes de quinases e as ciclinas inibidoras de quinases. O produto do gene p16/INK4a/CDKN2/MTS1 atua regulador negativo do ciclo celular por inibir ciclina dependente de kinases que fosforilam a proteína do retinoblastoma. A expressão da proteína p16 é diminuída nos melanomas cutâneos. Entretanto, a demonstração de possíveis alterações do gene p 16 em melanomas de mucosa oral, bem como a sua comparação com melanomas cutâneos não tem sido relatada. Pretende-se, neste projeto verificar possíveis alterações do gene p16 (exon 1,2 e 3) através de técnica de PCR/SSP em espécimes obtidos de material embebido em parafina de melanomas de mucosa bucal (07) e melanomas cutâneos (30) [estes dividi dás em grupos histopatológicos (lentigo maligno, extensivo superficial e acral lentiginoso) e de espessuras de até 1 mm e maiores de 1 mm]. Este projeto é parte do projeto de pesquisa processo Fapesp 2002-08881-1 e exporá o aluno à problemática do melanoma maligno, neoplasia de crescente incidência no Brasil e no Mundo, ao estudo de mecanismos de oncogênese, assim como, o introduzirá às técnicas de Biologia Molecular aplicadas à Patologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO HSIEH; FABRÍCIO BITU SOUSA; ALINE FIRMIANO; FABIO DAUMAS NUNES; MARINA HELENA CURY GALLOTTINI DE MAGALHÃES; MÍRIAN NACAGAMI SOTTO. Estudo genético do gene p16 pela técnica de PCR-SSCP e expressão de proteína p16 em melanomas de mucosa oral e melanomas cutâneos. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, v. 81, n. 5, p. 433-441, Out. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.