Bolsa 01/14400-3 - Filosofia da educação, Literatura infantojuvenil - BV FAPESP
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As interfaces entre a filosofia da educação de Anísio Teixeira e a literatura infantil de Monteiro Lobato

Processo: 01/14400-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Pedro Angelo Pagni
Beneficiário:Luciana Aparecida Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Literatura infantojuvenil   Monteiro Lobato
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anisio Teixeira | Monteiro Lobato

Resumo

Esta pesquisa analisa os livros Memórias de Emília (1936) e O Minotauro (1939), de Monteiro Lobato, e Educação Progressiva (1934), de Anísio Teixeira, com o intuito de discutir as possíveis interfaces entre a literatura infantil lobatiana e uma das expressões da filosofia da educação do movimento de renovação educacional, durante os anos 1930. Propõe-se, com isso, elucidar o sentido filosófico e educativo dessas obras, reconstruindo historicamente o significado que possui na atividade desenvolvida por esses dois intelectuais brasileiros e no contexto intelectual da época, assim como levantando alguns aspectos pelos quais pode ser considerado como atual para as discussões em filosofia da educação e para os leitores da literatura infantil de Lobato. (AU)

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