Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão da proteína c-Fos após o estado de mal epiléptico induzido pela pilocarpina

Processo: 01/00628-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Thais Claudio
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas proto-oncogênicas c-fos

Resumo

A epilepsia acomete cerca de 1% da população. Como conseqüência, estudos experimentais tornam-se cada vez mais importantes para elucidar os mecanismos neurofisiológicos envolvidos na sua gênese e manutenção. A expressão de m-RNA para c-fos, no cérebro, após o status epilepticus (SE) induzido no modelo experimental da pilocarpina, tem seus níveis aumentados nos primeiros minutos e sofre uma dow-regulation com as crises crônicas. Os efeitos de lesões estruturais e funcionais constituem a base de muitos estudos sobre o sistema nervoso central. Recentemente, foi desenvolvida uma imunotoxina (IgG192-saporina) que induz uma perda completa de fibras colinérgicas no neocórtex e hipocampo, e parece haver evidências de que o sistema colinérgico esteja envolvido nos mecanismos patológicos da epilepsia. Considerando a ênfase dada ao c-fos como-primeiro elemento de uma cascata, bioquímica nos fenômenos de neuroplasticidade, o presente projeto propõe inicialmente investigar sua expressão após o SE induzido pela pilocarpina em animais pré-tratados com IgG192-saporina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CÉLIA COELHO‚ R.; FONTOURA COSTA‚ L. Realistic neuromorphic models and their application to neural reorganization simulations. Neurocomputing, v. 48, n. 1, p. 555-571, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.