Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptores glutamatérgicos ionotrópicos e plasticidade neuronal em modelos de dependência ao etanol em camundongos

Processo: 05/55008-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Jair Guilherme dos Santos Junior
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   Plasticidade neuronal

Resumo

A dependência ao álcool é uma enfermidade crônica que representa um impacto negativo no contexto social e nos aspectos de saúde pública, sendo muitas vezes decorrente de um processo neuroadaptativo que ocorre em determinadas regiões encefálicas frente ao uso abusivo da droga. As neuroadaptações dependentes das vias glutamatérgicas que ocorrem em função do uso das drogas de abuso são cruciais para o desenvolvimento da dependência. Estudos recentes indicam que os receptores glutamatérgicos ionotrópicos desempenham um papel crucial na plasticidade neuronal em função do uso de drogas de abuso. Portanto, a realização de estudos com enfoque em plasticidade neuronal dependente destes receptores, tem potencial para gerar resultados inclusive de relevância aplicada. Desta forma, o objetivo deste trabalho é verificar o efeito do tratamento com MK-801 (antagonista receptor NMDA) e LY300164 (antagonista receptor AMPA) em camundongos submetidos a modelos animais de dependência ao etanol. Para tanto, será avaliado o efeito destes antagonistas na expressão de Homer1a, c-Fos, CREB, DeltaFosB, GAP-43 e BDNF, bem como o seu impacto na neurogênese hipocampal. Os resultados a serem obtidos neste estudo forneceriam informações adicionais no campo da neurobiologia da dependência ao álcool, contribuindo para um maior esclarecimento desta enfermidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JR., JAIR GUILHERME; FILEV, RENATO; COELHO, CAROLINA TESONE; YAMAMURA, YSAO; MELLO, LUIZ E.; TABOSA, ANGELA. Electroacupuncture Inhibits Ethanol-Induced Locomotor Sensitization and Alters homer1A mRNA Expression in Mice. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 33, n. 8, p. 1469-1475, AUG 2009. Citações Web of Science: 8.
DOS SANTOS‚ J.G.; KAWANO‚ F.; NISHIDA‚ M.M.; YAMAMURA‚ Y.; MELLO‚ L.E.; TABOSA‚ Â. Antidepressive-like effects of electroacupuncture in rats. Physiology & Behavior, v. 93, n. 1-2, p. 155-159, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.