Busca avançada
Ano de início
Entree

Remodelacao da matriz extracelular do endometrio de camundongos sob influencia dos hormonios esteroides ovarianos, analisada em subcompartimentos uterinos isolados por microdisseccao a laser

Processo: 09/51788-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Telma Maria Tenório Zorn
Beneficiário:Renato de Mayrinck Salgado
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteinases   Endométrio   Reação em cadeia da polimerase em tempo real

Resumo

Nosso laboratório tem se dedicado ao estudo da estrutura e fisiologia do endométrio em modelo de camundongo pela importância desta estrutura como interface materno-fetal durante a gestação de mamíferos. Neste contexto, o endométrio desempenha funções biológicas chave, que levarão à rejeição ou ao êxito da implantação do embrião. Muitas destas funções são moduladas pelos hormônios ovarianos estrógeno(E2) e/ou progesterona(P4) de modo que, transtornos espontâneos ou induzidos destes hormônios alteram o ciclo reprodutivo, impedem a decidualização do endométrio e, conseqüentemente, a implantação do blastocisto. Recentemente, demonstramos que pequenos proteoglicanos ricos em leucina (SLRPs) e o versicam são significantemente modulados também durante o ciclo estral. Nossos estudos em animais castrados e submetidos à reposição hormonal com E2 e MPA confirmaram a participação destes hormônios como moduladores da expressão destas moléculas. Mostramos que a remodelação destas moléculas ocorre de modD diferencial nos compartimentos uterinos e que não há correlação entre os níveis de RNAm e a deposição das proteínas. Portanto, nossa proposta é: (i) verificar se a estabilidade do RNAm do versicam é alterada sob influência de estradiol e progesterona; (ii) estudar a expressão de membros da família das metaloproteinases, especificamente as ADAMTS 1, 4 e 5 e de seu inibidor TIMP-3 nos tecidos uterinos; (iii) estudar a expressão de RNAm destas moléculas em cada um dos compartimentos uterinos (estroma subepitelial e profundo, miométrio interno e externo) isolados por microdissecção a laser, por qPCR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALGADO, RENATO M.; COVARRUBIAS, AMBART C.; FAVARO, RODOLFO R.; SERRANO-NASCIMENTO, CAROLINE; NUNES, MARIA TEREZA; ZORN, TELMA M. T. Estradiol induces transcriptional and posttranscriptional modifications in versican expression in the mouse uterus. Journal of Molecular Histology, v. 44, n. 2, p. 221-229, APR 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.