Busca avançada
Ano de início
Entree

História de vida do caranguejo panopeus occidentalis Saussure, 1857 (decapoda,brachyura, panopeoidae) na região do Araçá, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo

Processo: 07/54358-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Fernanda Lopes Vasconcelos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):População   Distribuicão   Decapoda   Brachyura   Crustacea

Resumo

Considerando a escassa quantidade de informações biológicas detalhadas sobre caranguejos do gênero Panopeus, este projeto propõe avaliar aspectos populacionais de Panopeus occidentalis na região do Araçá, em São Sebastião (SP). Pretende-se caracterizar a estrutura populacional (distribuição de freqüência dos indivíduos por classes de tamanho, razão sexual, período reprodutivo, recrutamento de juvenis e relação entre número de indivíduos amostrados nas estações do ano e fatores abióticos); estimar a densidade populacional (indivíduos/m2); e analisar a distribuição espacial da população, considerando-se a ocorrência de indivíduos nos diferentes níveis intertidais. Os exemplares de P. occidentalis estão sendo coletados bimestralmente e o período de amostragens totalizará, pelo menos, um ano. Com o esforço de três coletores, durante 30 minutos, rochas do local são removidas para a captura de animais de diferentes tamanhos e, por 60 minutos, são lavadas e tríadas para coleta dos animais menores. Para a caracterização da estrutura populacional, os caranguejos estão sendo coletados de forma aleatória, enquanto que, para o estudo da distribuição espacial, serão utilizadas unidades amostrais (de 1m X 1m) distribuídas por três regiões do intertidal, delimitadas em relação ao nível da maré. Este estudo avaliará a estabilidade da população e o grau de influência de fatores ambientais em sua dinâmica, considerando-se o alto impacto da ação antrópica na área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, PEDRO A.; TEROSSI, MARIANA; IGUCHI, JULLY; MANTELATTO, FERNANDO L. Can reproductive traits help to explain the coexistence of mud crabs Panopeus (Decapoda: Panopeidae)? A case of two sympatric species inhabiting an impacted mangrove area of Southern Brazil. INVERTEBRATE REPRODUCTION & DEVELOPMENT, v. 62, n. 3, p. 154-161, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.