Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espaço-temporal e ocupação de conchas de Pagurus exilis (Crustacea, paguridae) na região de Caraguatatuba, São Paulo

Processo: 03/05408-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Mariana Terossi Rodrigues Mariano
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anomuros   Distribuicão   Crustacea

Resumo

O presente projeto tem como objetivo estudar a distribuição espaço-temporal e a ocupação de conchas de Pagurus exilis na região de Caraguatatuba (São Paulo), enfocando a abundância e a distribuição sazonal dos indivíduos em relação à profundidade, a relação entre os grupos de indivíduos e os fatores abióticos da área amostrada (temperatura, salinidade, profundidade, teor de matéria orgânica e textura do sedimento), a ocupação das conchas e a relação morfométrica entre o ermitão e a concha. Este estudo visa fornecer subsídios sobre a biologia de P. exilis, compondo um projeto mais amplo sobre a biologia das espécies de ermitões do litoral norte paulista. As coletas, realizadas mensalmente durante Julho/2002 a Junho/2003, estão sendo constituídas por amostragens em sete transectos (5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 metros de profundidade). Estas estão sendo realizadas com um barco de pesca de camarão equipado com duas redes do tipo "double rig". Em cada transecto estão sendo coletadas amostras para análise dos fatores abióticos (água e sedimento) que serão comparados por ANOVA e a correlação entre os valores absolutos de cada fator ambiental analisado e o número de indivíduos será analisada pelo cálculo da correlação linear de Pearson. Será utilizado o teste do c2 para se avaliar a porcentagem de ocupação das conchas. Análises de regressão serão realizadas para avaliar as relações entre os parâmetros das conchas ocupadas e dos ermitões. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREA L MEIRELES; MARIANA TEROSSI; RENATA BIAGI; FERNANDO L MANTELATTO. Spatial and seasonal distribution of the hermit crab Pagurus exilis (Benedict, 1982) (Decapoda: Paguridae) in the southwestern coast of Brazil. REVISTA DE BIOLOGIA MARINA Y OCEANOGRAFIA, v. 41, n. 1, p. 87-95, Jul. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.