Busca avançada
Ano de início
Entree

A exposição a EPEC (E.coli enteropatogênicas) em áreas endêmicas pode proteger infecções por STEC (E.coli produtoras de toxina Shiga)? avaliação do desenvolvimento do repertório de anticorpos séricos..

Processo: 02/03596-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Magda Maria Sales Carneiro-Sampaio
Beneficiário:Patricia Palmeira Daenekas Jorge
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipopolissacarídeos   Resposta humoral

Resumo

Amostras de Escherichia coli produtoras de toxinas Shiga (STEC) são importantes causas de colite hemorrágica (HC) e síndrome urêmica hemolítica (HUS) nos países desenvolvidos. No Brasil, amostras de STEC têm sido detectadas em fezes de pacientes com diarréias, em amostras de alimentos e em fezes de animais sadios, no entanto não existe associação com os quadros clínicos graves. Na Tese de Doutorado da autora, o primeiro trabalho brasileiro que avaliou a resposta imune à STEC em população brasileira, verificou-se uma forte resposta de anticorpos IgA do leite humano dirigidos a antígenos protéicos e lipopolissacarídicos de STEC. Pelo perfil do reconhecimento antigênico, é possível que parte dos anticorpos tenham sido adquiridos como uma resposta natural de nossa população a antígenos de EPEC, infecção endêmica em nosso meio. As EPEC e as STEC compartilham algumas adesinas essenciais para a fixação bacteriana no epitélio intestinal, entre as quais a Intimina e outros fatores de virulência. Portanto, levando-se em consideração todas as observações aqui descritas, pretendemos com este novo estudo, analisar o desenvolvimento do repertório de anticorpos dirigidos contra os principais antígenos de STEC, tais como Intimina, toxinas Stx, LPS, em soros de crianças e adultos saudáveis de nossa população largamente exposta às EPEC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALMEIRA, PATRICIA; CARBONARE, SOLANGE B.; GUTH, BEATRIZ E. C.; CARBONARE, CRISTIANE B.; PONTES, GERLANDIA N.; TINO-DE-FRANCO, MILENE; ZAPATA-QUINTANILLA, LUCY B.; CARNEIRO-SAMPAIO, MAGDA. Acquisition of Serum Antibodies Reactive With Enterohemorrhagic Escherichia coli Virulence-Associated Factors by Healthy Brazilian Children and Adults. PEDIATRIC INFECTIOUS DISEASE JOURNAL, v. 28, n. 12, p. 1089-1094, DEC 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.