Bolsa 06/61065-9 - Crianças, Desenvolvimento - BV FAPESP
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A adaptacao socio-comunicativa em criancas tipicas de 2.0 a 4.6 anos.

Processo: 06/61065-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Michèle Nahas Portela
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Desenvolvimento   Socialização   Comunicação   Linguagem   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Crianca | Desenvolvimento | Linguagem | Pragmatica | Socializacao

Resumo

O desenvolvimento lingüístico paralelo ao desenvolvimento da competência comunicativa só é possível a partir do uso interativo da linguagem, associado ao desenvolvimento cognitivo e à adaptação social. Assim, o estudo da adaptação sócio-comunicativa das crianças auxilia na atuação terapêutica do fonoaudiólogo. Objetivo: O objetivo deste trabalho será verificar o perfil da adaptação sócio-comunicativa de crianças típicas, sem queixas fonoaudiológicas, entre 2.0 e 4.6 anos de idade, a fim de delinear um possível parâmetro de normalidade, além de verificar a existência de características próprias no perfil sócio-comunicativo em grupos de 40 crianças com desenvolvimento típico. Sujeitos: Serão sujeitos desta pesquisa 120 crianças típicas, sem queixas fonoaudiológicas, divididas em três grupos: 40 sujeitos com idades entre 2.0 e 2.6 (Grupo A), 40 sujeitos, com idades entre 3.0 e 3.6 (Grupo B), 40 sujeitos com idades entre 4.0 e 4.6 (Grupo C). Materiais: Serão utilizados o protocolo e o questionário específico quanto à adaptação sócio-comunicativa propostos por Sousa (2004). Procedimento: O projeto será encaminhado à comissão de ética. Para a coleta dos dados serão realizadas entrevistas individuais com os pais ou cuidadores dos sujeitos, escolhidos aleatoriamente em locais públicos da cidade de São Paulo, sendo solicitada ao adulto responsável pelos sujeitos a autorização para pesquisa. Resultados: Os sujeitos serão classificados em função dos níveis de adaptação sócio-comunicativa e os dados serão submetidos à análise estatística. (AU)

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