Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico biomonitorado por bioensaios antifúngicos, do extrato bruto produzido pelo do fungo endofítico cm-01 isolado das folhas de cryptocaya moschata (Lauraceae)

Processo: 03/08507-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Angela Regina Araújo
Beneficiário:Maysa Luciana Inacio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Micro-organismos endofíticos   Antifúngicos   Espectroscopia

Resumo

O presente projeto visa o isolamento de substâncias bioativas ou não, do extrato bruto obtido após cultura em meio liquido (PDB) do fungo endofítico CM-01, associado das folhas de Cryptocarya moschata (Lauraceae), coletada em área remanescente de Mata Atlântica no município de São Miguel Arcanjo/SP e devidamente geo-referenciada. O extrato bruto produzido pela linhagem CM-01 foi selecionado para estudo químico e biológico por ter apresentado atividade antifúngica potencial, quando submetido ao bioensaio preliminar usando os fungos fitopatogênicos Cladosporium caldosporioides e C. sphaerospermum. O extrato bruto será submetido a técnicas de separações cromatográficas e as substâncias bioativas ou não terão suas estruturas elucidadas e/ou identificadas com o auxílio de técnicas espectrométricas. As substâncias puras serão submetidas a bioensaios para a verificação da atividade antioxidante verificada no extrato bruto. Com este trabalho, praticamente inexplorado rio Brasil e no mundo, visa-se através da busca de novos agentes bioativos potenciais, implementar estudos racionais da química de endofíticos associados com espécies vegetais em regiões de Mata Atlântica. (AU)