Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo quimico biomonitorado por bioensaios antifungicos, do extrato bruto produzido pelo do fungo endofitico cm-01 isolado das folhas de cryptocaya moschata (lauraceae).

Processo: 03/08507-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Angela Regina Araújo
Beneficiário:Maysa Luciana Inacio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Micro-organismos endofíticos   Antifúngicos   Espectroscopia

Resumo

O presente projeto visa o isolamento de substâncias bioativas ou não, do extrato bruto obtido após cultura em meio liquido (PDB) do fungo endofítico CM-01, associado das folhas de Cryptocarya moschata (Lauraceae), coletada em área remanescente de Mata Atlântica no município de São Miguel Arcanjo/SP e devidamente geo-referenciada. O extrato bruto produzido pela linhagem CM-01 foi selecionado para estudo químico e biológico por ter apresentado atividade antifúngica potencial, quando submetido ao bioensaio preliminar usando os fungos fitopatogênicos Cladosporium caldosporioides e C. sphaerospermum. O extrato bruto será submetido a técnicas de separações cromatográficas e as substâncias bioativas ou não terão suas estruturas elucidadas e/ou identificadas com o auxílio de técnicas espectrométricas. As substâncias puras serão submetidas a bioensaios para a verificação da atividade antioxidante verificada no extrato bruto. Com este trabalho, praticamente inexplorado rio Brasil e no mundo, visa-se através da busca de novos agentes bioativos potenciais, implementar estudos racionais da química de endofíticos associados com espécies vegetais em regiões de Mata Atlântica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)