Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética nuclear e origens do homem moderno

Processo: 99/12959-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Eugene Edward Harris
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Evolução humana   Marcador molecular

Resumo

A proposta aqui apresentada está baseada na execução de dois projetos. O primeiro projeto consiste na análise, interpretação e redação de paper sobre o DNA humano. Serão estudados dois genes do cromossomo X com o objetivo de testar diferentes hipóteses (monogênese africana e modelo multiregional) sobre a origem e a expansão do homem moderno. Os estudos até o momento desenvolvidos sobre genes nucleares, incluindo o cromossomo X, tem indicado, para surpresa geral da comunidade antropológica, que podem existir estruturas genéticas na humanidade de grande antiguidade o que contradiz o modelo prevalecente do "out of Africa". O segundo projeto tem o objetivo de desenvolver um banco de dados universal consistindo de seqüências do genoma de populações humanas e de primatas não-humanos. O banco de dados será de extrema utilidade para a comunidade bio-antropológica internacional, tendo em vista que diferentes especialistas poderão aplicar métodos diferentes sobre uma mesma massa de dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARRIS‚ E.E.; HEY‚ J. Human populations show reduced DNA sequence variation at the factor IX locus. Current Biology, v. 11, n. 10, p. 774-778, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.