Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da hidrodinâmica e da transferência de massa e aplicação de sistema reacional pneumático na produção de compostos beta-lactâmicos

Processo: 08/10432-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Alberto Colli Badino Junior
Beneficiário:Marcel Otavio Cerri
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55079-4 - Produção e purificação de ácido clavulânico, cefamicina C e outros metabolitos bioativos de Streptomyces, AP.TEM
Assunto(s):Hidrodinâmica   Ácido clavulânico   Transferência de oxigênio

Resumo

O uso de biorreatores pneumáticos vem ganhando espaço no campo dos bioprocessos, frente ao modelo convencional tipo tanque agitado e aerado, por conta de sua alta transferência de oxigênio aliada a um menor consumo de energia e simplicidade no projeto, construção e operação. O presente projeto tem como objetivo avaliar os aspectos hidrodinâmicos (diâmetro de bolha médio, distribuição do tempo de residência, retenção gasosa, velocidade de cisalhamento e velocidade de circulação de líquido) e de transferência de oxigênio em diferentes modelos de biorreatores de um sistema reacional constituído pelos modelos coluna de bolhas, airlift de cilindros concêntricos e airlift tipo "split". Pretende-se também pesquisar a influência do aumento do diâmetro da região de dispersão do sistema reacional pneumático na hidrodinâmica e na transferência de oxigênio, de modo a melhorar esses atuais parâmetros do sistema atual. Ainda, serão avaliadas as influências das condições de cisalhamento e de transferência de oxigênio nas produções de ácido clavulânico e de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus em biorreatores convencional e não convencional tipo airlift em diferentes condições de operação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOMASI, SERGIO S.; CERRI, MARCEL O.; BADINO, ALBERTO C. Average shear rate in three pneumatic bioreactors. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 33, n. 8, p. 979-988, OCT 2010. Citações Web of Science: 11.
CERRI, M. O.; BADINO, A. C. Oxygen transfer in three scales of concentric tube airlift bioreactors. Biochemical Engineering Journal, v. 51, n. 1-2, p. 40-47, AUG 15 2010. Citações Web of Science: 21.
CERRI, MARCEL OTAVIO; POLICARPO, LUCAS MAKRAKIS; BADINO, ALBERTO COLLI. Gas Hold-Up and Mass Transfer in Three Geometrically Similar Internal Loop Airlift Reactors Using Newtonian Fluids. International Journal of Chemical Reactor Engineering, v. 8, 2010. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.