Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso tridimensional do habitat e area de vida por nectomys squamipes (rodentia: muridae).

Processo: 97/06282-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Augusto Shinya Abe
Beneficiário:Denis Cristiano Briani
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica

Resumo

Estudos sobre área de vida e uso de espaço por Nectomys squamipes foram realizados apenas em matas de galeria do Brasil central. Além disso, o grau de uso da água e do espaço tridimensional por este roedor semi-aquático são pouco conhecidos. Neste projeto pretende-se determinar o uso tridimensional do habitat, a área de vida em N. squamipes. O estudo van sendo realizado desde setembro de 1996, no Parque Estadual Intervales, uma área de Mata Atlântica no sudeste do Estado de são Paulo. A coleta de dados ê prevista até agosto de 1997. Estão sendo utilizadas armadilhas acima do solo e a técnica de "spool-line" para rastreamento dos indivíduos. O uso desta metodologia para N. squamipes é inédita e fornecerá informações valiosas sobre sua ecologia. Analise, redação e publicação dos dados serão feitas até março/98. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIANI‚ D.C.; VIEIRA‚ E.M.; VIEIRA‚ M.V. Nests and nesting sites of Brazilian forest rodents (Nectomys squamipes andOryzomys intermedius) as revealed by a spool-and-line device. ACTA THERIOLOGICA, v. 46, n. 3, p. 331-334, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.