Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo do nitrogenio em pre-semeadura para algodoeiro em plantio direto e utilizacao de culturas de inverno, em regio de cerrado.

Processo: 06/50220-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Enes Furlani Junior
Beneficiário:Humberto Campos Do Val
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Algodão   Nitrogênio

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o crescimento e produtividade do algodoeiro, características físicas e químicas do solo e estado nutricional da cultura, em função de doses de N aplicadas sobre palhada de milheto e utilização de diferentes culturas de inverno em plantio direto nos anos agrícolas de 2005/06 e 2006/07. O delineamento experimental a ser empregado será o de blocos ao acaso disposto em Faixas (Pimentel Gomes, 2000), composto por: a- três culturas de inverno (nabo forrageiro, aveia preta e centeio) que serão implantadas após a colheita do algodão (maio de 2006), b- quatro doses de nitrogênio (0, 30, 60, e 90 kg de N/ha) a serem aplicadas no milheto após o manejo mediante a aplicação de herbicida. Ter-se-á então um número final de doze tratamentos, com quatro blocos ao acaso, num total de 48 parcelas. No ano seguinte repetiremos a instalação do milheto na área e posterior semeadura direta do algodão com os mesmos doze tratamentos e 48 parcelas, mas agora podendo ser influenciados também pelas culturas de inverno. O projeto foi iniciado em 2005, com a semeadura do milheto e posteriormente dessecação e semeadura do algodão. No inverno de 2006 será efetuada a semeadura das culturas de inverno. (AU)