Busca avançada
Ano de início
Entree

IMUNIZAÇÃO MATERNA COM OVALBUMINA NA PREVENÇÃO DA RESPOSTA ALÉRGICA NA PROLE: PAPEL DOS RECEPTORES INIBIDORES FCgammaRIIB E ASPECTOS FUNCIONAIS MEDIADOS POR CÉLULAS E CITOCINAS REGULADORAS

Processo: 10/09004-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Alberto José da Silva Duarte
Beneficiário:Jefferson Russo Victor
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipersensibilidade   Linfócitos B   Citocinas

Resumo

Nosso grupo de pesquisa vem estudando os efeitos da imunização materna com alérgenos na regulação da resposta alérgica da prole de camundongos. Os mecanismos de regulação da resposta alérgica são parâmetros de avaliação deste projeto, incluindo o papel de receptores inibidores FcgRIIb, e aspectos funcionais mediados por células e citocinas com potencial regulatório.Resultados anteriores sugerem o envolvimento da formação de imunocomplexos de anticorpos maternos com o alérgeno combinado ao aumento da expressão dos receptores inibidores FcgRIIb nos linfócitos B da prole (VICTOR e cols, 2010). Para melhor averiguarmos o envolvimento dos receptores FcgRIIb, animais geneticamente deficientes (KO) deste receptor serão submetidos aos protocolos de imunização materna com OVA, e suas proles serão avaliadas quanto ao desenvolvimento de respostas alérgicas. Além disso, as citocinas são potenciais candidatas na modulação da expressão dos receptores FcgRIIb nos linfócitos B da prole, assim será avaliado in vitro o efeito das citocinas IL-4 e IFN-g, cuja produção foi modulada nas proles em resposta a imunização materna. Neste contexto será vital avaliar o efeito da IL-10, que foi detectada em níveis aumentados na prole de mães que receberam IgG purificada imune durante a gestação. No caso da IL-10 também avaliaremos sua influência in vivo com o uso de animais KO desta citocina. Investigaremos ainda o envolvimento das células T reguladoras CD4+CD25+Foxp3+ para elucidarmos seu envolvimento, o que foi sugerido anteriormente por nosso grupo (VICTOR e cols, 2003). Estes resultados poderão esclarecer os mecanismos relacionados a regulação da resposta alérgica da prole decorrente da imunização materna, o aperfeiçoará as estratégias de vacinação materna com alérgenos para proteção de neonatos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARLIA GARCIA; OLIVEIRA, LUANA DE MENDONCA; DE LIMA LIRA, ALINE APARECIDA; SGNOTTO, FABIO DA RESSUREICAO; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSE; SATO, MARIA NOTOMI; VICTOR, JEFFERSON RUSSO. Preconception allergen sensitization can induce B10 cells in offspring: a potential main role for maternal IgG. ALLERGY ASTHMA AND CLINICAL IMMUNOLOGY, v. 13, APR 17 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.