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Papel da anamnese, do exame clínico e da investigação complementar no diagnóstico do paciente em ambulatório geral

Processo: 02/01841-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Isabela Judith Martins Bensenor
Beneficiário:Renato Lendimuth Mancini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos   Exames complementares   Anamnese   Ambulatórios   Diagnóstico clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exame Clinico | Exames Csmplementares | Historia

Resumo

Trata-se de estudo que visa analisar a resolutividade do médico para fazer diagnóstico do paciente em ambulatório de clínica geral utilizando somente história, história e exame clínico, e história, exame clínico e complementares. Estudo semelhante foi realizado na década de 70 por Hampton et al na Inglaterra. Atualmente, uma grande parte das doenças são diagnosticadas através de critérios clínicos sem achados importantes ao exame clínico (síndromes disfuncionais como cólon irritável, fibromialgia e os transtornos psiquiátricos), o que pode ter alterado o perfil encontrado por Hampton. Também é fundamental analisar esses dados frente à realidade brasileira. Serão incluídos 100 pacientes que procuraram espontaneamente o Ambulatório Geral e Didático do HCFMUSP com análise das hipóteses diagnosticas após cada etapa da consulta, (anexo 1). Os pacientes serão seguidos por um período de seis meses e o diagnóstico ao final desse período será considerado como o padrão-ouro. As consultas serão realizadas por alunos do quarto ano da FMUSP que farão suas hipóteses, e a seguir discutirão o caso com o assistente responsável que também fará suas hipóteses. Os resultados permitirão ainda, a comparação do desempenho do aluno de quarto ano em relação ao do médico assistente. Após a consulta, um estudante cego aplicará questionário específico para diagnóstico de transtornos psiquiátricos pelo clinico assim como o minimental e dados de escolaridade, o que permitirá a análise de variáveis de confusão. (AU)

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