Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição bioquímica de placa dental formada sobre materiais restauradores que liberam flúor e alumínio: estudo in situ

Processo: 98/11571-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1998
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Beneficiário:Carolina Patrícia Aires
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie radicular   Dentina   Edulcorante   Lactose

Resumo

A exposição dentinária por retração gengival é comum em adultos e, como há uma tendência crescente no consumo de edulcorantes, toma-se necessário um estudo que avalie a cariogenicidade da lactose, presente nestes produtos, em cárie de dentina. Será realizado um estudo "in situ" cruzado. Os voluntários utilizarão dispositivos palatinos intra-orais contendo blocos de dentina radicular bovina por 15 dias. Em cada etapa, os voluntários simularão o desafio cariogênico através do uso das seguintes soluções: lactose 1,5%, sacarose 1,5%, água ou edulcorante em pó dissolvido em água. Após o término de cada etapa os blocos de dentina serão analisados por medida de microdureza superficial e interna com o objetivo de avaliar a desmineralização promovida em cada tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AIRES‚ CP; TABCHOURY‚ CPM; DEL BEL CURY‚ AA; CURY‚ JA. Effect of a lactose-containing sweetener on root dentine demineralization in situ. Caries Research, v. 36, n. 3, p. 167-169, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.