Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da viscosidade intrínseca do poli(tereftalato de etileno (PET) reciclado, nas propriedades mecânicas de blendas de PET reciclado/terpolimero acrilonitrila-epdm-estireno (AES)

Processo: 04/06168-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elias Hage Junior
Beneficiário:Deiwes Jose Rigoletti Orloski
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Blendas   Reciclagem

Resumo

O poli(tereftalato de etileno) (PET) é um poliéster termoplástico muito utilizado atualmente na fabricação de embalagens. Depois de utilizado e descartado, este material pode ser reciclado e reutilizado numa aplicação mais nobre e de maior valor agregado. Para isso, é importante que algumas deficiências de tenacidade, que são intrínsecas do material semi-cristalino sob impacto e maximizadas pela reciclagem, sejam superadas. Uma das maneiras de superar estas deficiências seria através da tenacificação do mesmo com a incorporação de um modificador de impacto do tipo poli(acrilonitrila-EPDM-estireno) (AES). O PET reciclado pode ser proveniente de diferentes fontes de descarte, submetidos a diferentes processos de reciclagem e conseqüentemente com diferentes níveis de degradação e com diferentes viscosidades intrínsecas. Esta diferença de viscosidade irá influenciar na razão de viscosidades dos componentes da blenda (PET rec/AES), que por sua vez irá influenciar nos mecanismos de dispersão e coalescência da fase elastomérica (AES), alterando a morfologia e os resultados finais da tenacificação. Sendo assim o presente trabalho objetiva a verificação da influência da viscosidade intrínseca do PET reciclado no processo de tenacificação e no comportamento sob impacto de blendas de PET reciclado/(AES). (AU)