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Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia do desenvolvimento, distúrbio e dificuldades de aprendizagem

Processo: 08/50155-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Aline Cirelli Coppede
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem

Resumo

Objetivos: Caracterizar o desempenho das funções motoras, sensoriais e perceptivas em escolares do ensino fundamental com quadro de dislexia do desenvolvimento e comparar os resultados com escolares que apresentam um desempenho escolar esperado para a idade e escolaridade. Método: Participarão deste estudo 80 escolares da 2ª a 4ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 7 a 11 anos de idade, de ambos os gêneros, distribuídos em 4 grupos: GI: composto por 20 escolares com dislexia do desenvolvimento, GII: composto por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem, GIII: composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIV: composto por 20 escolares com bom desempenho escolar pareadas segundo gênero, faixa etária e escolaridade com o GI, GII e GIII. Após assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, os escolares serão submetidos à avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva e análise da escrita por meio da Escala de Disgrafia. Os resultados será analisados estatisticamente. (AU)

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