Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptacao brasileira das provas de avaliacao dos processos de leitura (prolec).

Processo: 06/60016-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Adriana Marques de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Escolaridade   Aprendizagem   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Escolaridade | Leitura | Processamento Fonologico | Processamento Ortografico

Resumo

Este estudo tem por objetivo realizar a adaptação brasileira das Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC) com escolares de ensino básico público e privado. Participarão deste estudo 262 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino básico, conforme o estudo original, distribuídos nos seguintes grupos: Gl: composto por 122 escolares da 1ª a 4ª séries de escola pública municipal, divididos em: Grupo la (Gla) formado por 24 escolares da 1ª série, Grupo Ib (Glb) formado por 33 escolares da 2ª série, Glc (Glc) formado por 31 escolares da 3ª série e Gld (Gld) formado por 34 escolares da 4ª série. Gll: composto por 140 escolares da 1ª a 4ª séries de escola privada, divididos em: Grupo lia (Gla) formado por 37 escolares da 1ª série, Grupo Ib (Glb) formado por 34 escolares da 2ª série, Glc (Glc) formado por 34 escolares da 3ª série e Gld (Gld) formado por 35 escolares da 4ª série. Como procedimento será aplicada a versão adaptada à realidade brasileira das Provas de Avaliação dos Processos de Leitura proposta por Cuetos, Rodrigues e Ruano (1996). Este procedimento é composto por quatro provas: identificação de letras e grafema; processos léxicos; processos sintáticos e processos semânticos: a criança deverá realizar a compreensão de ordens simples, frases e textos escritos. Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar o desempenho dos escolares segundo gênero, faixa etária e escolaridade intra e inter-grupos. Para a análise estatística será utilizada Análise de Variância e Covariância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA; GISELI DONADON GERMANO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Comparação por Sexo do Desempenho em Leitura de Escolares com Dislexia do Desenvolvimento. Paidéia, v. 27, n. 68, p. 306-313, . (06/60016-4)
ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA; GISELI DONADON GERMANO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Desempenho de escolares em provas de processo de identificação de letras e do processo léxico. Revista CEFAC, v. 18, n. 5, p. 1121-1132, . (06/60016-4)