Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficacia do programa de remediacao fonologica em escolares com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita de ensino particular.

Processo: 01/14234-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Leda Karla dos Santos Borges
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica   Leitura   Aprendizagem   Fonologia

Resumo

Estudos com o desenvolvimento da consciência fonológica por programas de remediação no Brasil ainda são poucos. Planejar programas individuais de remediação requer análise das habilidades envolvidas na aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita para que desta forma, as dificuldades fonológicas que envolvem a aprendizagem do ato de ler e escrever possa ser identificada, ensinada e trabalhada para que ocorra o desenvolvimento desta habilidade de linguagem necessária para a aprendizagem do sistema de escrita alfabético do português. Os objetivos deste estudo são caracterizar os achados da avaliação fonológica em crianças com e sem dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita; comparar os achados da avaliação fonológica entre crianças sem e com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita e verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita do ensino fundamental de escola particular da cidade de Marília-SP. Participaram deste estudo 60 escolares da 2ª a 4ª séries de ensino particular, sendo 30 escolares sem dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita e 30 com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. Como procedimento será utilizado o programa de remediação fonológica de BROOM & DOCTOR (1995) composto de pré-testagem, treino e pós-testagem. Os instrumentos utilizados na avaliação e reavaliação do programa serão baseados na investigação do desempenho. (AU)