Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variação espaço-temporal de bosques de mangue do rio Iriri (Baixada Santista, São Paulo, Brasil) antes e após o derrame de petróleo ocorrido em 1983

Processo: 06/57503-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Yara Schaeffer Novelli
Beneficiário:Luciana Cavalcanti Maia Santos
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia   Impactos ambientais   Manguezais

Resumo

Em outubro de 1983, por ocasião do rompimento de um oleoduto da Petrobrás, 2500 toneladas de óleo cru (tipo Carmopólis) vazaram para a bacia de capitação do Rio Iriri, alcançando o Canal de Bertioga, a zona costeira e atingindo extensas áreas de manguezal. A análise da dinâmica espaço-temporal de bosques de mangue impactados por petróleo tem por objetivo contribuir para a gestão e a conservação desse riço ecossistema tropical, Ademais de levantamentos bibliográficos, a variação no espaço e no tempo de bosques de mangue do Rio Iriri (Baixada Santista, são Paulo, Brasil) será estudada no contexto da ecologia da paisagem e analisada no nível hierárquico Stand (unidade de paisagem), empregando-se o tratamento de fotografias aéreas com uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA SANTOS, LUCIANA CAVALCANTI; CUNHA-LIGNON, MARILIA; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA; CINTRON-MOLERO, GILBERTO. LONG-TERM EFFECTS OF OIL POLLUTION IN MANGROVE FORESTS (BAIXADA SANTISTA, SOUTHEAST BRAZIL) DETECTED USING A GIS-BASED MULTITEMPORAL ANALYSIS OF AERIAL PHOTOGRAPHS. Brazilian Journal of Oceanography, v. 60, n. 2, p. 159-170, APR-JUN 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.