Bolsa 09/52252-8 - História da música - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Do número ao som: a transformação do conceito quinhentista de música defendida por Vincenzo Galilei

Processo: 09/52252-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Beneficiário:Carla Bromberg
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/14040-9 - Revelando os processos naturais através do laboratório (Fase II): a busca por princípios materiais nos três reinos até a especialização das ciências no Oitocentos, AP.TEM
Assunto(s):História da música
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificacao Do Conhecimento | Historia Da Ciencia | Historia Da Musica | Natural E Artificial | Origens Da Acustica | Origens Da Ciencia Moderna

Resumo

Ao determinar, no século XVI, o som como o novo objeto de estudo da Música, Vincenzo Galilei (15207-1590) entrou no mérito da classificação das Artes e das Ciências. Pretendemos pesquisar de que maneira as concepções sobre Arte e Natureza e Arte e Ciência foram abordadas por Galilei e como estavam relacionadas aos critérios adotados por ele na distinção entre o natural e o artificial na definição de novo objeto. Esta pesquisa aprofundará o estudo realizado no projeto de Doutorado, no qual ao analisarmos a obra de Galilei, pudemos identificar que: o autor demonstrou, principalmente através de experimentos com instrumentos musicais e dos estudos sobre os comportamentos dos materiais (cordas, tubos, madeiras, metais e etc) que a tradição musical de então não contemplava características físicas sonoras de significância musical. No que tange à Ciência do período, as classificações do conhecimento, que iriam formar futuramente as disciplinas, não deram conta de campos inteiros do saber, visto que dependiam na distinção entre o mundo natural e artificial. Assim, diferentemente do que havia acontecido desde o período clássico, o conhecimento musical que aflorou no século XVI, encontrou resistência à sua legitimação como Ciência. Neste projeto forneceremos inúmeros exemplos da migração de conceitos, técnicas e práticas comuns às ciências ditas naturais e humanas no intuito de investigar a interação de conceitos e práticas compartidas durante a Renascença Italiana particularmente na obra de Vincenzo Galilei. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)