Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional da proteína CATS e sua participação na proliferação celular e na gênese da leucemia

Processo: 07/08019-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Leticia Fröhlich Archangelo
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51681-1 - Investigação funcional e caracterização do envolvimento de novos genes alvo e novas terapêuticas nas síndromes mielodisplásicas e em linhagens leucêmicas, AP.TEM
Assunto(s):Proteínas   Proliferação   Clínica médica   Proliferação celular   Leucemia

Resumo

Usando CALM (PICALM) como isca em experimento de duplo híbrido nós identificamos um novo gene que é especificamente expresso em tecido linfoide. Sua proteína foi denominada CATS (CALM interacting protein expressed in Thymus and Spleen). CATS interage com a porção central de CALM, que é mantida em CALM/AF10, uma fusão proteica associada a leucemia mieloide e linfoide aguda (LMA e LLA) e a linfoma maligno. CATS sequestra a fusão leucêmica para o nucléolo e interfere com sua capacidade em ativar transcrição de uma forma dose dependente. Porém o envolvimento de CATS na transformação maligna parece ir além de sua interação com CALM/AF10. A proteína de CATS é altamente expressa em linhagens de leucemia, linfoma e tumores e ausente em células T e linfócitos de sangue periférico que não se encontram em estado de proliferação. Os níveis da proteína de CATS são dependentes do ciclo celular e são induzidos por mitogenes, como por exemplo, a fitohemaglutinina. O fato da produção de CATS ser induzida via ativação mitogênica, juntamente com sua significativa expressão em células altamente proliferativa e não em células quiescentes, sugere o envolvimento de CATS no controle de proliferação celular. Várias proteínas interatoras de CATS foram identificadas, como por exemplo SIVA-1, uma proteína pro-apoptótica. Recentemente Traina et al. descreveram a associação de SIVA-1 com ANKHD1 (Ankyrin Repeat and KH domain containing 1) (Projeto Temático 05/51681-1). Assim como CATS, ANKHD1 também é altamente expressa em linhagens leucêmicas sugerindo o envolvimento desta proteína no desenvolvimento da leucemia. O fato de tanto CATS quanto ANKHD1 serem altamente expressas em linhagens leucêmicas e estarem envolvidas em interações proteicas com SIVA-1 é um forte indício de que estas proteínas fazem parte de um mesmo complexo proteico e participam da mesma via de sinalização que contribui para a transformação e evolução para leucemia. O objetivo deste trabalho é de investigar a participação de CATS em mielodisplasia e de sua potencialidade como um fator de prognóstico da doença e sua evolução para leucemia. Também faz parte deste projeto elucidar a função de CATS na proliferação celular e investigar sua regulação gênica frente a tratamento anti-tumoral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARCHANGELO, LETICIA FROEHLICH; GREIF, PHILIPP A.; MAUCUER, ALEXANDRE; MANCEAU, VALERIE; KONERU, NARESH; BIGARELLA, CAROLINA L.; NIEMANN, FERNANDA; DOS SANTOS, MARCOS TADEU; KOBARG, JOERG; BOHLANDER, STEFAN K.; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA. The CATS (FAM64A) protein is a substrate of the Kinase Interacting Stathmin (KIS). BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR CELL RESEARCH, v. 1833, n. 5, p. 1269-1279, MAY 2013. Citações Web of Science: 8.
BIGARELLA, CAROLINA L.; VIEIRA FERRO, KARLA P.; BARCELLOS, KARIN S. A.; MARTINS-DE-SOUZA, DANIEL; TRAINA, FABIOLA; NOVELLO, JOSE C.; OLALLA SAAD, SARA T.; ARCHANGELO, LETICIA FROEHLICH. Post-translational modification of the RhoGTPase activating protein 21, ARHGAP21, by SUMO2/3. FEBS Letters, v. 586, n. 19, p. 3522-3528, SEP 21 2012. Citações Web of Science: 6.
ARCHANGELO, LETICIA FROEHLICH; GREIF, PHILIPP A.; HOELZEL, MICHAEL; HARASIM, THOMAS; KREMMER, ELISABETH; PRZEMECK, GERHARD K. H.; EICK, DIRK; DESHPANDE, ANIRUDDHA JAYANT; BUSKE, CHRISTIAN; DE ANGELIS, MARTIN HRABE; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA; BOHLANDER, STEFAN K. The CALM and CALM/AF10 interactor CATS is a marker for proliferation. MOLECULAR ONCOLOGY, v. 2, n. 4, p. 356-367, DEC 2008. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.