Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da frequência de Vitamina B12 em indivíduos da região de Campinas

Processo: 06/57665-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Juliana Martins Xavier da Silva
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina B12   Anemia megaloblástica   Idosos

Resumo

A vitamina B12, que faz parte do grupo das cobalaminas, é sintetizada por bactérias presentes no trato digestório de animais sendo, portanto, absorvida por humanos através de uma dieta rica em carne, leite e ovos. Possui importante função na metilação do DNA e na mielinização do sistema nervoso. Dados da literatura estimam que 3 a 10% da população acima de 65 anos apresente deficiência desta vitamina. A deficiência de vitamina B12 ocasiona transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares. Os sintomas mais freqüentes são: formigamento em ambas as pernas, queimação na sola dos pés, distúrbios da marcha e do equilíbrio. Em casos mais extremos ocorre também incontinência urinária e até demência. A deficiência de vitamina B12 pode durar anos sem ser diagnosticada, já que o organismo possui depósitos suficientes para manter a eritropoese de 2 a 5 anos após o término da absorção. Por esse motivo, o diagnóstico é feito, na maioria dos casos, em graus avançados da doença. Em vista da gravidade das manifestações clinicas e seqüelas decorrentes da deficiência da vitamina B12 e da ausência de dados brasileiros em relação à frequência desta alteração, surge o objetivo deste trabalho, ou seja, quantificar a concentração de vitamina B12 numa população da região de Campinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER, J. M.; COSTA, F. F.; ANNICHINO-BIZZACCHI, J. M.; SAAD, S. T. O. High frequency of vitamin B-12 deficiency in a Brazilian population. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 13, n. 8, p. 1191-1197, AUG 2010. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.