Busca avançada
Ano de início
Entree

O brincar como indicador do desenvolvimento infantil

Processo: 03/13555-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Helen Mara Peres Vaz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento da linguagem   Relações interpessoais   Jogos educativos

Resumo

O brincar faz parte do cotidiano da criança. Assim, o brinquedo e o brincar foram e continuam sendo objetos de pesquisa, devido a sua importância para o desenvolvimento. Existem diferentes modos de se pesquisar o desenvolvimento da criança e, quase todos eles envolvem a observação do brincar. A avaliação naturalista refere-se à tendência atual de avaliação de crianças em situação natural, através da observação do brincar. Um outro modo de avaliar o desenvolvimento, infantil voltado para a comparação de resultados, consiste na aplicação de escalas de desenvolvimento, pois através de medidas é possível comparar indivíduos e grupos. A avaliação assistida (ou dinâmica) é uma alternativa por ser, segundo Linhares (1995), uma modalidade interativa que inclui assistência durante o processo. Portanto, esse tipo de avaliação pode ser situado entre a avaliação padronizada e a observação naturalista do brincar. No presente trabalho, será realizada a observação em campo da criança brincando. A população alvo do estudo é composta por crianças de dois a três anos de idade/encaminhadas pelos ambulatórios do HC da UNICAMP, com queixa de atraso de desenvolvimento. Pretende-se analisar os dados obtidos através da observação com o objetivo de compreender melhor o papel do brincar como indicador de desenvolvimento infantil e de discutir o uso de diferentes instrumentos de avaliação. (AU)