Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção do fungo Neozygites floridana para o controle do ácaro rajado Tetranychus urticae Koch

Processo: 07/07805-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Italo Delalibera Júnior
Beneficiário:Thiago Rodrigues de Castro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tetranychus urticae   Manejo integrado de pragas   Controle biológico

Resumo

O ácaro rajado, Tetranychus urticae Koch (Tetranychidae), é um ácaro polífago de distribuição mundial e é considerado praga em diversas culturas do Brasil. Esta espécie é controlada predominantemente com acaricidas químicos, mas tem sido documentado frequentemente que estes desenvolvem resistência aos pesticidas químicos rapidamente sob forte pressão de seleção. Isto tem levado ao uso cada vez mais intensivo de novos agrotóxicos e da mistura de produtos para seu controle. O controle biológico de T. urticae com o ácaro predador Neoseiulus californicus teve um grande impulso recentemente com a instalação da microempresa Promip® Manejo Integrado de Pragas, fomentada pelo Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE/FAPESP proc. n° 06/56680-6). O controle através da utilização deste ácaro predador tem se mostrado altamente efetivo, mas apresenta alguns gargalos no sistema de produção que poderiam ser complementados com o uso adequado de N. floridana. Duas importantes vantagens de N. floridana sobre o uso de N. californicus é a possibilidade de armazenamento por longo prazo e a sua eficiência sobre altas densidades populacionais da praga. Por outro lado, este patógeno é de difícil isolamento em meios de culturas tradicionais o que durante muitos anos limitou os avanços científicos que poderiam viabilizar a sua utilização como acaricida microbiano. O objetivo deste projeto é desenvolver uma metodologia para produção massal de N. floridana in vivo utilizando o ácaro rajado, T. urticae como hospedeiro. Também serão testados diferentes meios de cultura para isolamento de N. floridana para determinar os melhores meios de culturas de células de insetos para crescimento de isolados deste patógeno provenientes de várias regiões do Brasil e do exterior.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO, THIAGO; MORAL, RAFAEL DE ANDRADE; BORGES DEMETRIO, CLARICE GARCIA; DELALIBERA, JR., ITALO; KLINGEN, INGEBORG. Prediction of Sporulation and Germination by the Spider Mite Pathogenic Fungus Neozygites floridana (Neozygitomycetes: Neozygitales: Neozygitaceae) Based on Temperature, Humidity and Time. INSECTS, v. 9, n. 2 JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.