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Sentido e representação: uma investigação sobre filosofia e teatro em Theodor W. Adorno e Heiner Müller

Processo: 07/08206-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Jeanne Marie Gagnebin de Bons
Beneficiário:Lucianno Ferreira Gatti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética (filosofia)   Teatro contemporâneo   Teoria crítica

Resumo

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado propõe uma investigação das relações entre filosofia e teatro em obras de Theodor W. Adorno e Heiner Müller no interior de um quadro artístico e filosófico mais amplo caracterizado pela questão da perda do sentido e da totalidade na literatura e no teatro. A articulação entre os dois momentos da investigação é fornecida pela hipótese de que os trabalhos de Walter Benjamin sobre Bertolt Brecht e Franz Kafka não só iluminam como também estão pressupostos em dois pontos decisivos da produção dos autores escolhidos: na reflexão feita por Adorno sobre o teatro de Samuel Beckett e no momento de inflexão do teatro de Heiner Müller no final da década de 1970, circunscrito por sua montagem dos Fragmentos-Fatzer de Brecht e por sua peça Quarteto. (AU)