Bolsa 06/50019-6 - Propriedades mecânicas, Microestruturas - BV FAPESP
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Estudo da degradacao microestrutural e mecanica do titanio a40 para emprego em sistemas pneumaticos de aeronaves.

Processo: 06/50019-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Carlos Antonio Reis Pereira Baptista
Beneficiário:Camila Costa de Franca Marques
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas   Microestruturas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microestrutura | Propriedades Mecanicas

Resumo

O conjunto de tubos denominado Sistema Pneumático tem a função de conduzir o ar quente pressurizado desde o motor até os pontos de utilização pelos sistemas ambientais de um avião. Mesmo com o desenvolvimento criterioso, esse sistema não é imune às falhas em serviço. Elas provavelmente ocorrem devido à grande dificuldade de se prever em análise todas as situações inerentes à fabricação, montagem e à vida em operação, que podem modificar ou degradar as propriedades do material. O presente trabalho insere-se num projeto de pesquisa mais amplo, apoiado pela FAPESP, que pretende investigar peças representativas desse sistema empregando uma bancada de testes que encontra-se em fase final de instalação no DEMAR/FAENQUIL. O material a ser estudado é o titânio A40, empregado no sistema pneumático da família de aviões ERJ 145 da EMBRAER. Os objetivos deste trabalho compreendem a caracterização microestrutural e mecânica de amostras retiradas das peças tubulares previamente submetidas a ensaios de pressurização cíclica sob temperatura controlada. Serão feitas análises da superfície interna, da microestrutura, microdureza, resistência à tração e à fadiga, além de microanálises via EDS. O entendimento e quantificação do dano microestrutural e mecânico fornecerão informações importantes para embasar o projeto e o emprego otimizado deste material nos diversos componentes do sistema. (AU)

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