Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes da tendencia secular da desnutricao infantil na regiao nordeste do brasil entre 1986 e 2006.

Processo: 06/55316-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Monteiro
Beneficiário:Ana Lúcia Lovadino de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Região Nordeste   Desnutrição

Resumo

Esta proposta objetiva identificar os determinantes da evolução da prevalência da desnutrição Infantil na região Nordeste utilizando os bancos de dados das Pesquisas Nacionais de Demografia e Saúde - PNDS realizadas no Brasil nos anos de 1986 e 1996 e 2006. A PNDS 2006 será executada, com financiamento já aprovado do Ministério da Saúde/UNESCO, por um consórcio de instituições acadêmicas liderado pelo Centro de Análise e Planejamento - CEBRAP e que do qual faz parte o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo - NUPENS/USP, instituição onde será realizado o presente estudo. O diagnóstico da desnutrição será feito a partir de critérios antropométricos. Potenciais determinantes da evolução da desnutrição serão variáveis relacionadas ao poder aquisitivo familiar, ao acesso a serviços públicos essenciais (assistência materno-infantil, saneamento do meio e escolaridade dos pais) e a padrões reprodutivos. Procedimentos analíticos envolverão a construção de modelos de regressão logística múltipla hierárquicos que determinarão os riscos relativos de desnutrição associados a cada variável/determinante e, a partir da ponderação desses riscos pela distribuição das variáveis no inicio e final de cada período, o cálculo da fração da evolução da desnutrição atribuível a cada variável/determinante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Un cambio veloz 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA LUCIA LOVADINO DE LIMA; ANA CAROLINA FELDENHEIMER DA SILVA; SILVIA CRISTINA KONNO; WOLNEY LISBOA CONDE; MARIA HELENA D'AQUINO BENICIO; CARLOS AUGUSTO MONTEIRO. Causas do declínio acelerado da desnutrição infantil no Nordeste do Brasil (1986-1996-2006). Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 1, p. -, Fev. 2010.
CARLOS AUGUSTO MONTEIRO; MARIA HELENA D'AQUINO BENICIO; SILVIA CRISTINA KONNO; ANA CAROLINA FELDENHEIMER DA SILVA; ANA LUCIA LOVADINO DE LIMA; WOLNEY LISBOA CONDE. Causas do declínio da desnutrição infantil no Brasil, 1996-2007. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 1, p. -, Fev. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.