Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e dinâmica trófica da ictiofauna demersal na Baía de Santos e plataforma adjacente (SP)

Processo: 06/56974-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Thais Navajas Corbisier
Beneficiário:Elizabeti Yuriko Muto
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09932-1 - A influência do complexo estuarino da Baixada Santista sobre o ecossistema da plataforma adjacente (ECOSAN), AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Ictiofauna   Peixes   Níveis tróficos   Dieta animal   Baía de Santos

Resumo

O entendimento da organização das comunidades e do funcionamento dos ecossistemas é de extrema importância para o gerenciamento das áreas costeiras. O estudo das relações alimentares entre os organismos são imprescindíveis para a compreensão do fluxo de energia no sistema e para a estimativa da produção em níveis tráficos superiores. O presente projeto tem como objetivo produzir informações que subsidiem a compreensão da trofodinâmíca do ecossistema da baía de Santos e plataforma adjacente. A estrutura e dinâmica trófica da ictiofauna demersal será avaliada através da análise da composição isotópica em 13C e 15N de espécies abundantes e/ou de valor comercial e, sua dieta, monitorada através de análise de conteúdos estomacais. A identificação das principais fontes de carbono será realizada através da comparação das assinaturas de 13C com a dos potenciais produtores primários e, a posição trófica dos peixes, através do isótopo de 15N. Os principais compartimentos tróficos serão identificadas através de suas presas e a quantificação desses grupos será baseada na biomassa das espécies mais representativas. Serão realizadas comparações entre verão e inverno, visando avaliar a influência da dinâmica da Água Central do Atlântico Sul, rica em nutrientes, na trama trófica local. Comparações espaciais serão realizadas com o objetivo de se avaliar a influência das áreas mais costeiras sobre as áreas mais afastadas da costa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUTO, ELIZABETI Y.; SOARES, LUCY S. H.; SARKIS, JORGE E. S.; HORTELLANI, MARCOS A.; PETTI, MONICA A. V.; CORBISIER, THAIS N. Biomagnification of mercury through the food web of the Santos continental shelf, subtropical Brazil. Marine Ecology Progress Series, v. 512, p. 55-69, OCT 9 2014. Citações Web of Science: 4.
MUTO, ELIZABETI Y.; CORBISIER, THAIS NAVAJAS; COELHO, LEANDRO INOE; LEME ARANTES, LIDIA PAES; CHALOM, ANDRE; HASHIMOTO SOARES, LUCY SATIKO. TROPHIC GROUPS OF DEMERSAL FISH OF SANTOS BAY AND ADJACENT CONTINENTAL SHELF, SAO PAULO STATE, BRAZIL: TEMPORAL AND SPATIAL COMPARISONS. Brazilian Journal of Oceanography, v. 62, n. 2, p. 89-102, Jul. 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.